SA-MP Forums

Go Back   SA-MP Forums > Non-English > Languages > Português/Portuguese > Lançamentos/Releases

Reply

Thread Tools Display Modes
Old 08/08/2012, 01:21 PM   #41
rjjj
Guest

Default Re: bspikes

Quote:
Originally Posted by ipsBruno View Post
Existe um exploit mesmo, envia um comando de vários caracteres e você congela o servidor. E não é só zcmd não, é com muitos outros sistemas de comandos.

A SA:MP limita a 128 caracteres, mas se você usa algum packet como Rak SAMP faz você facilmente manipula isto. ZCMD é um sistema de comandos obediente, não tem qualquer limitação sobre o que você coloca, tudo o que você colocar ele irá processar, indendente se der latência no servidor ou não

Isto congela seu servidor.
pawn Code:
#pragma dynamic 66849928

//
main() {
    new baby[ 16711425 ] ;
    for(new i ; i != 16711425 ; i++) {
        strcat ( baby,  "\1" ) ;
    }
//
    CallLocalFunction( "OnPlayerCommandText", "ds", 0, baby   );
}

Tá okay, exagerei usando 63 megabytes. Não necessariamente precisa disto, com 1 megabyte você já consegue congelar o servidor por alguns segundos e hoje em dia uma internet comum consegue fazer uploads de grandes 30 megabytes, o que seria suficiente para travar o servidor do coitado em segundos. Imagina, seu servidor fazendo loops enormes a cada segundo de packet enviado (fsockopen e send data você faz um script deste em menos de 30 linhas em php ainda)

_________

Resolução:

Não use strlen para isto, porque strlen processa toda a string inteira, será lento do mesmo jeito. Como "cmdtext" é alocado dinamicamente você tem o tamanho para usar nele

pawn Code:
forward isPacketCMD(cmd[]);
public isPacketCMD(cmd[]) {
    return !!cmd[128];
}

Então antes de qualquer processamento do zcmd faça:

pawn Code:
if(isPacketCMD(cmdtext)) {
   return Kick(playerid);
}

Acredito que deve funcionar, não testei. Se não funcionar faça

PHP Code:
static cmdtmp[130];
format(cmdtmp130cmd);
return !!
cmdtmp[128]; 
- Abração !!

Acha que a equipe SA-MP deixaria os jogadores manipularem desse jeito a quantidade de memória ocupada do servidor ?

Não mesmo. Esse é um dos primeiros cuidados que se aprende a ter ao estudar a linguagem C/C++, com a qual o núcleo do SA-MP foi construído .

O jogador pode colocar quantos caracteres quiser na caixa que aparece quando se tecla T. O cmdtext será limitado a 128 caracteres.

E esse limite não pode ser ultrapassado por um programa do computador do jogador, pois é uma informação do próprio servidor.

Logo, não há como zcmd chegar a processar mais que isso .

Por saberem disso, os desenvolvedores dessa include não precisaram declarar uma variável array para o cmdtext, o que poderia aumentar o tempo de execução dos comandos, tamanho do arquivo binário, etc.

Espero ter ajudado .
  Reply With Quote
Old 08/08/2012, 01:22 PM   #42
BlueX
High-roller

BlueX's Avatar

Quote:
Existe um exploit mesmo, envia um comando de vários caracteres e você congela o servidor. E não é só zcmd não, é com muitos outros sistemas de comandos.

A SA:MP limita a 128 caracteres, mas se você usa algum packet como Rak SAMP faz você facilmente manipula isto. ZCMD é um sistema de comandos obediente, não tem qualquer limitação sobre o que você coloca, tudo o que você colocar ele irá processar, indendente se der latência no servidor ou não

Isto congela seu servidor.
pawn Code:
#pragma dynamic 66849928

//
main() {
    new baby[ 16711425 ] ;
    for(new i ; i != 16711425 ; i++) {
        strcat ( baby,  "\1" ) ;
    }
//
    CallLocalFunction( "OnPlayerCommandText", "ds", 0, baby   );
}

Tá okay, exagerei usando 63 megabytes. Não necessariamente precisa disto, com 1 megabyte você já consegue congelar o servidor por alguns segundos e hoje em dia uma internet comum consegue fazer uploads de grandes 30 megabytes, o que seria suficiente para travar o servidor do coitado em segundos. Imagina, seu servidor fazendo loops enormes a cada segundo de packet enviado (fsockopen e send data você faz um script deste em menos de 30 linhas em php ainda)

_________

Resolução:

Não use strlen para isto, porque strlen processa toda a string inteira, será lento do mesmo jeito. Como "cmdtext" é alocado dinamicamente você tem o tamanho para usar nele

pawn Code:
forward isPacketCMD(cmd[]);
public isPacketCMD(cmd[]) {
    return !!cmd[128];
}

Então antes de qualquer processamento do zcmd faça:

pawn Code:
if(isPacketCMD(cmdtext)) {
   return Kick(playerid);
}

Acredito que deve funcionar, não testei. Se não funcionar faça

PHP Code:
static cmdtmp[130];
format(cmdtmp130cmd);
return !!
cmdtmp[128]; 
- Abração !!

Ah to ligado, eu também não tinha pensando nisso, pois não existe limite no comando, eu estarei fazendo isso no meu bcmd e vou atualizar com urgência, obrigado bruno!

Quote:
Originally Posted by rjjj View Post
Acha que a equipe SA-MP deixaria os jogadores manipularem desse jeito a quantidade de memória ocupada do servidor ?

Não mesmo. Esse é um dos primeiros cuidados que se aprende a ter ao estudar a linguagem C/C++, com a qual o núcleo do SA-MP foi construído .

O jogador pode colocar quantos caracteres quiser na caixa que aparece quando se tecla T. O cmdtext será limitado a 128 caracteres.

E esse limite não pode ser ultrapassado por um programa do computador do jogador, pois é uma informação do próprio servidor.

Logo, não há como zcmd chegar a processar mais que isso .

Por saberem disso, os desenvolvedores dessa include não precisaram declarar uma variável array para o cmdtext, o que poderia aumentar o tempo de execução dos comandos, tamanho do arquivo binário, etc.

Espero ter ajudado .
Voce já viu a include zcmd? Não sei se reparou, mas um #define que o zeex criou, chama-se #define MAX_FUNC_NAME (32)

Algo assim, isso significa que o comando podera ter um limite apenas de 32 caracteres.

Agora me diga.

se 32 caracteres é isto, coisa que eu acho que não existiria um comando com esse nome, lembrando que isto não é params, é só o nome do comando:

Code:
qwertyuiopqwertyuiopqwertyuiopqw
Voce acha que alguem ia criar um comando com 128 caracteres? Sem contar que existe uma abreviação, no caso do zcmd é cmd_nomedocomando

agora veja

Code:
cmd_qwertyuiopqwertyuiopqwertyuiopqw();
Acho, que mesmo que exista um limite deveríamos fazer testes, faça um teste com o nome da public para ver se crasha.

32:
Code:
128:
Code:
qwertyuiopqwertyuiopqwertyuiopqwertyuiopqwertyuiopqwertyuiopqwertyuiopqwertyuiopqwertyuiopqwertyuiopqwertyuiopqwertyuiopqwertyui
Apenas testando para verificar isso e lembrando que ainda teríamos que adicionar + 4 caracteres, ou seja

32 + 4 = 36 | 128 + 4 = 132

@Edit

Criei a public dentro do script e da este aviso

"warning: 200: symbol "qwertyuiopqwertyuiopqwertyuiopq" is truncated to 31 characters"

@Edit²

De facto fiz alguns testes, com e sem for e de facto não aconteceu nada ao servidor.

Estou esperando a vossa opinião.
A.K.A rebelox
BlueX is offline   Reply With Quote
Old 08/08/2012, 02:31 PM   #43
rjjj
Guest

Quote:
Originally Posted by BlueX View Post
Ah to ligado, eu também não tinha pensando nisso, pois não existe limite no comando, eu estarei fazendo isso no meu bcmd e vou atualizar com urgência, obrigado bruno!

Voce já viu a include zcmd? Não sei se reparou, mas um #define que o zeex criou, chama-se #define MAX_FUNC_NAME (32)

Algo assim, isso significa que o comando podera ter um limite apenas de 32 caracteres.

Agora me diga.

se 32 caracteres é isto, coisa que eu acho que não existiria um comando com esse nome, lembrando que isto não é params, é só o nome do comando:

Code:
Voce acha que alguem ia criar um comando com 128 caracteres? Sem contar que existe uma abreviação, no caso do zcmd é cmd_nomedocomando

agora veja

Code:
cmd_qwertyuiopqwertyuiopqwertyuiopqw();
Acho, que mesmo que exista um limite deveríamos fazer testes, faça um teste com o nome da public para ver se crasha.

32:
Code:
128:
Code:
qwertyuiopqwertyuiopqwertyuiopqwertyuiopqwertyuiopqwertyuiopqwertyuiopqwertyuiopqwertyuiopqwertyuiopqwertyuiopqwertyuiopqwertyui
Apenas testando para verificar isso e lembrando que ainda teríamos que adicionar + 4 caracteres, ou seja

32 + 4 = 36 | 128 + 4 = 132

@Edit

Criei a public dentro do script e da este aviso

"warning: 200: symbol "qwertyuiopqwertyuiopqwertyuiopq" is truncated to 31 characters"

@Edit²

De facto fiz alguns testes, com e sem for e de facto não aconteceu nada ao servidor.

Estou esperando a vossa opinião.

Parece que você não entendeu o assunto da discussão .

Sim, zcmd utiliza uma variável para o nome da função pública a ser executada como comando, mas não faz isso com o cmdtext.

Acontece que em algumas partes de seu código, a include opera diretamente com cmdtext, como esta :

Code:
if (zcmd_g_HasOPCS && !CallLocalFunction("OnPlayerCommandReceived", "is", playerid, cmdtext))
{
    return 1;
}

Drakon disse que o jogador pode fazer o cmdtext ter um tamanho superior a 128 caracteres a ponto de poder aumentar drasticamente a carga de processamento de zcmd.

O fato é que isso não é verdade .

Espero ter ajudado .
  Reply With Quote
Old 08/08/2012, 03:52 PM   #44
ipsBruno
Banned

- Gonçalo:
Estou falando dos parâmetros, não do nome do comando.

- rjj:
O packets "imitam" com o jogador faria, exceto pelo fato de serem "bots". Se SA:MP fosse tão segura assim não existiria nem hackings que fingem ser jogadores como bots de ping 65535. E acredite, isto é muito fácil fazer.

Ou vai querer negar o fato que SA:MP nunca teve problemas com isto?
ipsBruno is offline   Reply With Quote
Old 08/08/2012, 04:19 PM   #45
BlueX
High-roller

BlueX's Avatar

Quote:
- Gonçalo:
Estou falando dos parâmetros, não do nome do comando.
Já percebi e acho que você tem razão, um simples exemplo com o sscanf

pawn Code:
if(sscanf(params,"ds[128]",playerid,text))
Isto é um exemplo de um comando de /pm

Então seguindo a minha lógica é possível mandar um texto com +128 caracteres, o sa-mp não permite + de 128 caracteres em SendClientMessage, mas em printf e outras cosias permite, então o que o bruno quer dizer esta correcto, pois se quando usamos o sscanf e usamos vários parâmetros é possível ultrapassar os 128 caracteres, pois essa string será executada por uma callback e não pelo SendClientMessage, o facto que pode comprovar é o uso de MySQL, a callback que recebe o erro também tem o query e as vezes existem Querys com +128 caracteres, alias podem chegar a 2000 e isto vem comprovar que o bruno esta correto.
A.K.A rebelox
Old 09/08/2012, 06:55 AM   #46
davi54723
Gangsta

Quais são os comandos? caso não haja comando, como coloco o tapete?
davi54723 is offline   Reply With Quote
Old 09/08/2012, 10:58 AM   #47
BlueX
High-roller

BlueX's Avatar

Quote:
Originally Posted by davi54723 View Post
Quais são os comandos? caso não haja comando, como coloco o tapete?
Quote:
Originally Posted by BlueX View Post
[I][FONT="Trebuchet MS"]

Funções Principais
  • IsPlayerInSpike(playerid,bool:engine,bool:fire,max speed,dfiretime)
    • playerid
      • ID do jogador.
    • engine
      • desliga o motor, lembrando que é como quebrasse o motor do veiculo.
    • fire
      • cria fogo nas rodas, lembrando que o fogo só é colocado na roda direita ao lado do motor.
    • maxspeed
      • o máximo de velocidade necessária para criar o fogo e/ou desligar o motor
    • dfiretime
      • o tempo em milisegundos para destruir o objecto do fogo
  • CreateSpike(playerid,playername[])
    • playerid
      • ID do jogador
    • playername
      • Nome do jogador
  • TeleportToSpike(playerid,spikeid)
    • playerid
      • ID do jogador
    • spikeid
      • ID do tapete de pregos
  • DestroySpike(playerid)
    • playerid
      • ID do jogador

Exemplo de uso:

pawn Code:
public OnPlayerConnect(playerid)
{
    SetTimerEx("IsPlayerInSpike",500,true,"ddddd",playerid,fire,engine,velocidade,tempo);
    return 1;
}

//comando
bCMD[criar]-(playerid){
    new name[24];
    GetPlayerName(playerid,name,24);
    CreateSpike(playerid,name);
    SendClientMessage(playerid,-1,"Criando um tapete de pregos.");
    return 1;
}
bCMD[irtapete]-(playerid,params[]){
    if(IsPlayerAdmin(playerid)){
        if(isnull(params))
            return SendClientMessage(playerid,-1,"USE: /irtapete [id]");
        TeleportToSpike(playerid,strval(params));
    }
    return 1;
}

bCMD[destroi]-(playerid){
    return DestroySpike(playerid);
}
Comece a ler os tópicos, esta tudo explicado lá.
A.K.A rebelox
Old 15/08/2012, 07:56 PM   #48
Nigel
Banned

Lightbulb Re: bspikes

BlueX acho que essa parte pode causar algum tipo de problema. vamos ao raciocínio:
pawn Code:
public OnPlayerConnect(playerid)
{
    SetTimerEx("IsPlayerInSpike",500,true,"ddddd",playerid,fire,engine,velocidade,tempo);
    return 1;
}
~ Player conecta e cria um timer, o mesmo resolve sair.
E outro(ou o mesmo acima) conecta ao servidor novamente.

Efeito:
O servidor criará outro timer, sendo que o criado anteriormente não foi destruído

Espero que me compreenda
Nigel is offline   Reply With Quote
Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules