SA-MP Forums

Go Back   SA-MP Forums > Non-English > Languages > Português/Portuguese

Reply

Thread Tools Display Modes
Old 12/04/2020, 12:50 AM   #1
FabioGTP
Huge Clucker

Default Foreach samp?

Olá pessoal, eu vim do php e uso foreach quando salvo algo no bd para carregar as informações, no caso do sa:mp se eu salvar informações com dof2 é possível trazer da forma de um foreach? exemplo, tenho um lugar de uma facção ai o líder da facção pode alterar o lugar de nascimento, sem mudar diretamente no código, mudando apenas no gamemode, qual a possibilidadE?
Old 12/04/2020, 01:05 AM   #2
Khivory
Huge Clucker

Khivory's Avatar

Default Re: Foreach samp?

Pode dar um exemplo de código para passarmos para a sintaxe do pawn?
Khivory is offline   Reply With Quote
Old 12/04/2020, 01:09 AM   #3
FabioGTP
Huge Clucker

Quote:
Originally Posted by Khivory View Post
Pode dar um exemplo de código para passarmos para a sintaxe do pawn?
Claro vamos lá, vou usar uma lógica do gta, ok? Um exemplo no meu banco eu salvei vários registros e gostaria de traze-los, eu usaria:
PHP Code:
  $minhavariavel = $bd->query('SELECT * FROM teste');
<?php foreach ($minhavariavel as $item): ?>
           <p>Minha váriavel é: <?=$item['variavel']?></p>
  <?php endforeach; ?>
Old 12/04/2020, 04:18 AM   #4
Khivory
Huge Clucker

Khivory's Avatar

Pelo que eu entendi você quer editar apenas variáveis com informações das facções, sem necessariamente modificar o seu arquivo.

Você não precisa utilizar especificamente o foreach ou qualquer outro tipo de loop se você quer editar obter informações de apenas um arquivo.

PHP Code:
new MyVariable;

if(
DOF2_FileExists("/Orgs/MyOrg.ini")) {

MyVariable DOF2_GetInt("/Orgs/MyOrg.ini""MyInt");
}

printf("A dobro do meu inteiro é %d"MyVariable 2); 

Se não é isso que quer, poderia explicar melhor?
Khivory is offline   Reply With Quote
Old 12/04/2020, 05:38 AM   #5
PT
Godfather

PT's Avatar

algo que te vai ajudar

https://forum.sa-mp.com/showthread.php?t=625227
https://forum.sa-mp.com/showthread.php?t=570937
PT is offline   Reply With Quote
Old 13/04/2020, 03:13 AM   #6
RiqueP
Gangsta

RiqueP's Avatar

Quote:
Originally Posted by FabioGTP View Post
Claro vamos lá, vou usar uma lógica do gta, ok? Um exemplo no meu banco eu salvei vários registros e gostaria de traze-los, eu usaria:
PHP Code:
  $minhavariavel = $bd->query('SELECT * FROM teste');
<?php foreach ($minhavariavel as $item): ?>
           <p>Minha váriavel é: <?=$item['variavel']?></p>
  <?php endforeach; ?>
O pawn não vem com um foreach nativo. Existe uma bibilioteca (citada pelo PT), mas ela não é bem usada dessa forma que você espera.

Nesse caso da query, quero deixar claro que DOF2 não trabalha bem com algo assim. DOF2, dini, y_ini não trabalham com querys o que complica muito com alguns comandos simples. Por exemplo, algo como:
PHP Code:
SELECT FROM users
Não seria possível com um sistema assim.

O ideal (e que pouquíssimas pessoas seguem essa recomendação) é usar um SGBD, ainda mais que você já está familiarizado com esse tipo de sistema. O samp nativamente suporta SQLite que é um bem mais leve e simples que o MySQL. Mas se quer criar algo mais complexo e que exige os recursos de um SGBD mais robusto, pode usar um plugin do MySQL feito pelo BlueG (https://github.com/pBlueG/SA-MP-MySQL/releases).

Um tutorial sobre o SQLite: https://forum.sa-mp.com/showthread.php?t=595841. Caso tenha mais dúvidas pode me mandar um MP ou criar um tópico caso não tenha achado uma resposta pelo fórum (oque não é tão fácil acontecer).
RiqueP is offline   Reply With Quote
Old 20/04/2020, 02:21 PM   #7
FabioGTP
Huge Clucker

Quote:
Originally Posted by RiqueP View Post
O pawn não vem com um foreach nativo. Existe uma bibilioteca (citada pelo PT), mas ela não é bem usada dessa forma que você espera.

Nesse caso da query, quero deixar claro que DOF2 não trabalha bem com algo assim. DOF2, dini, y_ini não trabalham com querys o que complica muito com alguns comandos simples. Por exemplo, algo como:
PHP Code:
SELECT FROM users
Não seria possível com um sistema assim.

O ideal (e que pouquíssimas pessoas seguem essa recomendação) é usar um SGBD, ainda mais que você já está familiarizado com esse tipo de sistema. O samp nativamente suporta SQLite que é um bem mais leve e simples que o MySQL. Mas se quer criar algo mais complexo e que exige os recursos de um SGBD mais robusto, pode usar um plugin do MySQL feito pelo BlueG (https://github.com/pBlueG/SA-MP-MySQL/releases).

Um tutorial sobre o SQLite: https://forum.sa-mp.com/showthread.php?t=595841. Caso tenha mais dúvidas pode me mandar um MP ou criar um tópico caso não tenha achado uma resposta pelo fórum (oque não é tão fácil acontecer).
Entendi, então no caso se eu usar um sistema DOF2 que eu vi aqui, porém eu quero salvar um dado, um exemplo
Deixe sua Mensagem e usar um dialog, a pessoa digitou a mensagem e eu quero que essa mensagem salve e retorne em um sendclientmessage, como seria feito?
Old 20/04/2020, 03:29 PM   #8
RiqueP
Gangsta

RiqueP's Avatar

Em DOF2 você deve usar a função DOF2_GetString para pegar um texto que esta salvo em um arquivo.

Mas tome cuidado! Funções como essas, tem todo um processo de: abrir o arquivo, mapear as chaves e valores e te retornar o resultado. Isso é muito mais lento se comparado a um valor que esteja na memoria (em variável). Então, sempre que possível (oq é a maioria das vezes), faça um "pre-load" dos dados para variáveis.

Um bom exemplo disso, é no sistema de contas. Quando o Player se conectar, use as funções de Load para carregar as variáveis do jogador.
PHP Code:

// Crie uma estrutura que descreva o player:

enum E_PLAYER_DATA {

PlayerName[MAX_PLAYER_NAME],

PlayerPassword[20],

PlayerIp[16],

PlayerDinheiro,

PlayerLevel
}
new 
Player[MAX_PLAYERS][E_PLAYER_DATA];

// Quando ele logar, carregue os dados do arquivo dele para as variáveis:

public OnPlayerConnect(playerid) {
    if(
DOF2_FileExists(AccountFile(playerid))) {

format(Player[playerid][PlayerName], MAX_PLAYER_NAMEDOF2_GetString(AccountFile(playerid), "Usuario"));

format(Player[playerid][PlayerPassword], 20DOF2_GetString(AccountFile(playerid), "Senha"));

format(Player[playerid][PlayerIp], 16DOF2_GetString(AccountFile(playerid), "IP"));

Player[playerid][PlayerDinheiro] = DOF2_GetInt(AccountFile(playerid), "Dinheiro");

Player[playerid][PlayerLeve] = DOF2_GetInt(AccountFile(playerid), "Level");
    }
    return 
1;
}

// Quando ele deslogar, salve os dados das variaveis nos arquivos do jogador:

public OnPlayerDisconnect(playeridreason) {

SavePlayer(playerid);
    return 
1;
}

// Função para salvar os dados do jogador. Use quando ele
// desconectar e mais algumas vezes caso tenha alguma queda do servidor, não ter perda dos dados.

SavePlayer(playerid) {

DOF2_SetString(AccountFile(playerid), "Usuario"), Player[playerid][PlayerName]);

DOF2_SetString(AccountFile(playerid), "Senha"), Player[playerid][PlayerPassword]);

DOF2_SetString(AccountFile(playerid), "IP"), Player[playerid][PlayerIp]);

DOF2_SetInt(AccountFile(playerid), "Dinheiro"Player[playerid][PlayerDinheiro]);

DOF2_SetInt(AccountFile(playerid), "Level"Player[playerid][PlayerLeve]);
    return 
1;
}

AccountFile(playerid) {
    new 
file[40];

format(filesizeof(file), "Contas/%s.ini");
    return 
file;

Vai ter contextos que você deverá usar funções como DOF2_GetString diretamente em algum format ou algo assim; Mas, sempre que possível, evite isso. Dependendo, pode ter uma queda de desempenho muito grande. Um exemplo dessa queda de desempenho: https://forum.sa-mp.com/showthread.php?t=294999. Apesar de ser dini, serve também.
RiqueP is offline   Reply With Quote
Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules