SA-MP Forums

Go Back   SA-MP Forums > Non-English > Languages > Português/Portuguese

Reply

Thread Tools Display Modes
Old 16/08/2014, 07:28 AM   #1
maikonk
Huge Clucker

maikonk's Avatar

Default Qual devo usar ?

Pessoal estava criando um servidor antes, mas deu um problema e eu não consigo mais acha onde esta dando este problema no gamemode, porem agora vou começar um Gm do 0 de novo, e queria saber de vocês qual include vocês me recomendariam para uso:

Qual Seria a melhor Include atualmente para salvamento?
(Tirando MySql, pois eu não sei nadinha de nada, nem como começar a funcionar o mysql no pc)

Qual Seria o melhor processador de Comandos (CMDS) ?

A Melhor Streamer de Objetos, 3dTextLabel, Veículos e etc ?
maikonk is offline   Reply With Quote
Old 16/08/2014, 07:50 AM   #2
zSuYaNw
Godfather

zSuYaNw's Avatar

Default Re: Qual devo usar ?

Há controvérsia... Não existe melhor de todos, existe o melhor para mim e o melhor para você...
Tem o sistema de salvamento x melhor em desempenho mas com usabilidade dificil, porem tem y com desempenho medio e boa usabilidade...

Muitos usam DOF2 pois é pouco mais rápido que o dini, e com sintaxe parecida.

Eu aconselho:

ZCMD
Sscanf
Dof2
Streamer
zSuYaNw is offline   Reply With Quote
Old 16/08/2014, 07:56 AM   #3
maikonk
Huge Clucker

maikonk's Avatar

Entao eu ja usava o sscanf e dof, o streamer do incognito, so nao usava o processador de comandos.

Obg (;
Old 16/08/2014, 07:59 AM   #4
Schocc
High-roller

http://forum.sa-mp.com/showthread.php?t=524896

Pra loops eu prefiro usar foreach.
Schocc is offline   Reply With Quote
Old 16/08/2014, 09:20 AM   #5
mau.tito
High-roller

mau.tito's Avatar

SQLite , zcmd !
mau.tito is online now   Reply With Quote
Old 16/08/2014, 12:58 PM   #6
Sn0wk
Banned

Default Respuesta: Qual devo usar ?

SQlite é o melhor sistema de salvamentos, sem dúvidas. Mysql é muito bom também, mas precisa de plugin e se você estiver em um sistema operacional que não lida muito bem vai ser uma chatice ligar o servidor.

Com relação ao streamer, sem dúvidas o do Icognito, já utilizei muitos streamers, mas só este vi diferença notável, isto porque ele usa threads e um sistema de áreas para carregar os objetos. Testei com n0minal um sistema de gerar objetos que fiz, consegui ligar 2 milhões de objetos no servidor

Se for um projeto pequeno, use DOF2 para arquivos INI, ou bLines para fazer salvamentos por linha (neste caso é mais dificil, porém é bastante seguro e bem mais rápido que DOF2). Mas eu aconselho usar SQL mesmo, porque se tiver que fazer sistema de ranking, ou algo que envolva todas contas de usuários, vai dar problema caso tiveres usando arquivo, isto porque em SQL dá pra dar um SORT, enquanto nos arquivos você precisará ler toda pasta, ler todos arquivos para depois classifica-los. Uma tarefa que pode levar vários minutos travando seu servidor em caso de muitas contas!

Com relação ao comando, não sei te responder, há tantos e a maioria tem tudo velocidade igual, zcmd é mais usado por questão de convenção, mas já há alguns processadores infinitamente melhores e mais rápidos, no meu sistema de Apocalipse não usarei nenhum processador de comandos, estou pensando em fazer comandos com 1 letra para poder facilitar a leitura de parâmetros e deixar TODO script absolutamente rápido, sem ter que cortar espaços e processar. É algo praticamente instantaneo. iCmd é mais rápido que zcmd por exemplo, contudo ele tem um péssimo problema na limitação dos comandos, isto é, comandos como /ajuda e /aduja podem entrar em conflito, porém iCmd é a escolha perfeita para um servidor com poucos comandos, ou com comandos escolhidos a dedo.

Aqui um exemplo de comandos com uma letra

pawn Code:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[]) {

switch(cmdtext[1]) {
             case 'a': {
                   SendClientMessage(playerid, -1, "Você digitou /a");
                   return true;
             }
             case 'v': {
                   if(strlen(cmdtext) < 3)
                          return SendClientMessage(playerid, -1, "Digite /v valor ");

SendClientMessage(playerid, -1, "Você modificou sua vida");
                   SetPlayerHealth(playerid, float(strval(cmdtext[3])))
                   return true;
             }
   }
   return SendClientMessage(playerid, -1, "Comando desconhecido!!");
}

Como não é feita a filtragem de parâmetros, esse método é infinitamente mais rápido que qualquer sistema de comandos

Para loops a coisa complica, o sistema mais rápido de loops é o Vector Plugin, que armazena tudo de forma dinâmica, além de ser rápido da uma economia no .amx:

http://forum.sa-mp.com/showpost.php?...0&postcount=15

Mas se não quiser usar plugin, tem o foreach com uma velocidade muito boa e ieach também, que funcionam no algorítimo de lista ligada contudo o ieach por ser mais leve na questão do código e executar as entradas e saidas dos vetores de forma mais rápida que o foreach, eu uso ele no meu gamemode. Também que eu tentei usar foreach mas não obtive boas experiências.

Espero ter ajudado.

Valeu
Sn0wk is offline   Reply With Quote
Old 16/08/2014, 04:00 PM   #7
maikonk
Huge Clucker

maikonk's Avatar

Poxa vlw Snowk isso foi praticamente um tutorial rsrs',
como eu disse nao sei muito bem mecher em mysql e SQLite, mas meu projeto vai ser um pouco grande sim, e realmente o que fez eu abandonar o outro projeto, foi o fato de que o console começou a ficar lento, creio eu que é um bug que nao consegui achar ele, mas eu estava usando muitas coisas pra salvar no dof2, muitos mesmo...

Vou estudar um pouquinho mais sobre o SQLite, ja que vou começar do 0 mesmo nao custa nada rs'.
Novamente Obg (;
Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules