SA-MP Forums

Go Back   SA-MP Forums > Non-English > Languages > Português/Portuguese

Reply

Thread Tools Display Modes
Old 30/03/2016, 03:19 PM   #1
ipsBruno
Godfather

ipsBruno's Avatar

Default Samp, e a escravidão de seus "scripters"

Hoje veio um amigo aqui oferecendo um serviço, como de costume recusei, contudo o que me chamou atenção, foi o seguinte. Em todos estes anos programando, acho que esta foi a primeira vez que vi alguém realmente com um bom capital pra investir em um projeto pra servidor SA:MP

Porque estou falando isto? Simples!

Sério, eu nunca vi uma linguagem tão desvalorizada pra trabalho, e ainda tem gente que tenta ganhar dinheiro com Pawn.

Tem gente que oferece 200, 300 R$ pra um gamemode RP/RPG e acham isto caro. Sério? Você vai escrever umas 20 mil linhas de códigos no mínimo. Fazendo uma comparação aqui, em PHP por exemplo, com 20 mil linhas você poderia criar um ********, talvez, e ainda poderia vender este sistema por uns 10 - 15 mil R$?

De qualquer forma, o que quero dizer, é que um gamemode nas proporções de um Raven/God Father/Advanced, o preço mais justo a ser cobrado, seria de no mínimo uns 1200 R$, e fim de história.

Sei que a grana é pra um jogo, e que deve ser por isto que ninguém esteja interessado em investir tanto. Mas pessoal, se não querem investir tudo isto pra um bom programador programar um bom gamemode, simplesmente vai neste link aqui, e você encontra milhares de gamemodes grátis a sua disposição

Este tópico também deixa subentedido o porque de eu NÃO vender/programar por dinheiro em Pawn.

DIGA não a escravidão, a gente tá em 2016
ipsBruno is offline   Reply With Quote
Old 30/03/2016, 03:28 PM   #2
ipsBruno
Godfather

ipsBruno's Avatar

Default Respuesta: Samp, e a escravidão de seus "scripters"

Por isto adoro programação in-web e pra quem curte programar, é atualmente o melhor jeito de fazer dinheiro. Qualquer freelance que você consegue, dá pra cobrar 1 ~ 3 mil R$ em projetos que não duram nem uma semana de trabalho duro. Fora que no tempo livre dá pra fazer vários sites e render grana com anúncios. É isto que estou fazendo atualmente.
Old 30/03/2016, 04:11 PM   #3
1870
Little Clucker

1870's Avatar

Default Re: Samp, e a escravidão de seus "scripters"

Tá bom! Pawn basicamente não é uma linguagem a ser levada a sério, pois eu só vejo ela sendo utilizada de fato dentro do SA-MP. Isso sobre linhas X, Y ter um valor diferente é totalmente errado na minha opinião.
Eu acho que o que faz o "código/programa" ter seu real valor é a complexidade [talvez eu esteja errado mas é apenas minha opinião]
Podemos levar em compensação a experiência do programador, até porque isso varia muito de pessoa pra pessoa, sobre linhas. Mas enfim,

Eu na minha opinião se alguma pessoa quisesse desenvolver um projeto e precisa-se de ajudar eu ajudaria sem pedir qualquer valor [isso não é se escravizar], porque provavelmente muitas pessoas aqui devem conhecer o famoso Open Source que foi iniciado pela Free Software Foundation [Richard Stallman]. SA-MP é praticamente um passatempo e não importa se a pessoa pensa em desenvolver um servidor para conseguir dinheiro [que na minha opinião é bem complicado, atualmente.]

Para concluir, qualquer linguagem basicamente lhe da bastante dinheiro trabalhando com freelancer.
PHP, Ruby, Python, C++, Javascript, Java e outras linguagens bastantes populares atualmente.
1870 is offline   Reply With Quote
Old 30/03/2016, 04:15 PM   #4
WooPz
Banned

Default Re: Respuesta: Samp, e a escravidão de seus "scripters"

Quote:
Originally Posted by ipsBruno View Post
Por isto adoro programação in-web e pra quem curte programar, é atualmente o melhor jeito de fazer dinheiro. Qualquer freelance que você consegue, dá pra cobrar 1 ~ 3 mil R$ em projetos que não duram nem uma semana de trabalho duro. Fora que no tempo livre dá pra fazer vários sites e render grana com anúncios. É isto que estou fazendo atualmente.
Você conhece o mercado brasileiro? Essa sua afirmação não é verídica. Não digo isso por mim mas sim de vários grupos de freelancers que participo partilham da ideia de que o mercado freelancer não empresarial não é valorizado a esse ponto.

Se você for em sites como Workana vai notar que RARAMENTE vê projetos acima de R$1.500. Quando se é freelancer você lida na maioria das vezes com pessoas leigas e essas pessoas não tem ideia do valor de tecnologia e você para não morrer de fome é obrigado a cobrar abaixo do valor que convém.

De qualquer jeito sim, é possível viver e viver bem de freelancer mas não é essa facilidade que você expressa.
WooPz is offline   Reply With Quote
Old 30/03/2016, 04:27 PM   #5
Coreia
Huge Clucker

Bem é como o carinha 1870 disse, "Pawn basicamente não é uma linguagem a ser levada a sério, pois eu só vejo ela sendo utilizada de fato dentro do SA-MP."

Eu programo Pawn porque eu tenho o prazer em codar, não programo pawn na intenção de fazer dinheiro, apesar de que se eu quisesse aprender "Pawn" com a intenção de fazer dinheiro eu morreria pobre pois o pawn não é uma linguagem a ser levado à fora e a sério, para fazer um bom dinheiro.
Old 30/03/2016, 04:27 PM   #6
ipsBruno
Godfather

ipsBruno's Avatar

Default Respuesta: Re: Respuesta: Samp, e a escravidão de seus "scripters"

Quote:
Originally Posted by WooPz View Post
Você conhece o mercado brasileiro? Essa sua afirmação não é verídica. Não digo isso por mim mas sim de vários grupos de freelancers que participo partilham da ideia de que o mercado freelancer não empresarial não é valorizado a esse ponto.

Se você for em sites como Workana vai notar que RARAMENTE vê projetos acima de R$1.500. Quando se é freelancer você lida na maioria das vezes com pessoas leigas e essas pessoas não tem ideia do valor de tecnologia e você para não morrer de fome é obrigado a cobrar abaixo do valor que convém.

De qualquer jeito sim, é possível viver e viver bem de freelancer mas não é essa facilidade que você expressa.
Ai depende de quais contatos que você têm, de modo geral eu não faço projetos por menos de 1200 R$ ao não ser claro que sejam projetos que eu consiga finalizar em 3 ou 4 dias. De qualquer forma eu não tenho cadastro em nenhum site de freelance, apenas trabalho com indicação, e já apareceu projetos aí de 20 - 30 mil bem como projetos de 400 R$, este último foi um projeto mais barato que fiz nos últimos dias foi uma extensão pra Chrome, que levei cerca de 2 dias pra implementar anúncios no navegador externamente. Tem pessoas querendo pagar 50 mil, 100 mil por um único sistema, acredite, só basta achar o usuário certo.

Um contato aqui tinha capital de 100 mil estimado pra montar uma exchange para Bitcoin, claro que não é tudo para o sistema, mas já dá pra imaginar que é um projeto grande né? Ele queria desenvolver em Python ou PHP, da escolha do programador, e daria 3 meses pra finalizar. O preço absurdo de investimento é porque envolve moeda, e instituições financeiras, há alguns meses atrás um cara queria um sistema pra interligar terminais bancários, não lembro o valor, mas era na casa das dezenas também. Ou seja, tudo vai depender da tua gama de contatos, eu te aconselho não ficar muito dependente destes sites de freelance, eu tenho a impressão que o pessoal vai muito ai pra pechinchar, invista em um bom perfil no Github, Stackoverflow, Linkedin, arrume uns contatos, e o serviço se faz.

Abraço

Quote:
Originally Posted by 1870 View Post
Tá bom! Pawn basicamente não é uma linguagem a ser levada a sério, pois eu só vejo ela sendo utilizada de fato dentro do SA-MP. Isso sobre linhas X, Y ter um valor diferente é totalmente errado na minha opinião.
Eu acho que o que faz o "código/programa" ter seu real valor é a complexidade [talvez eu esteja errado mas é apenas minha opinião]
Podemos levar em compensação a experiência do programador, até porque isso varia muito de pessoa pra pessoa, sobre linhas. Mas enfim,

Eu na minha opinião se alguma pessoa quisesse desenvolver um projeto e precisa-se de ajudar eu ajudaria sem pedir qualquer valor [isso não é se escravizar], porque provavelmente muitas pessoas aqui devem conhecer o famoso Open Source que foi iniciado pela Free Software Foundation [Richard Stallman]. SA-MP é praticamente um passatempo e não importa se a pessoa pensa em desenvolver um servidor para conseguir dinheiro [que na minha opinião é bem complicado, atualmente.]

Para concluir, qualquer linguagem basicamente lhe da bastante dinheiro trabalhando com freelancer.
PHP, Ruby, Python, C++, Javascript, Java e outras linguagens bastantes populares atualmente.
Bom, quem quer um projeto diferenciado, um "servidor RP/RPG" único, não pode somente depender da boa vontades dos outros. É claro que seria ótimo se tudo fosse open-sourcee, mas infelizmente alguns servidores SA:MP tem monetização envolvida. Apesar de eu achar a maior burrice do mundo, uma vez que jogo não dá dinheiro porcaria nenhuma, ao não ser que você desenvolva seus próprios, hahaha.
Old 30/03/2016, 04:29 PM   #7
Coreia
Huge Clucker

@DOUBLE POST :/

msg acima /\
Old 30/03/2016, 04:33 PM   #8
ipsBruno
Godfather

ipsBruno's Avatar

Default Respuesta: Re: Samp, e a escravidão de seus "scripters"

Quote:
Originally Posted by Coreia View Post
Bem é como o carinha 1870 disse, "Pawn basicamente não é uma linguagem a ser levada a sério, pois eu só vejo ela sendo utilizada de fato dentro do SA-MP."

Eu programo Pawn porque eu tenho o prazer em codar, não programo pawn na intenção de fazer dinheiro, apesar de que se eu quisesse aprender "Pawn" com a intenção de fazer dinheiro eu morreria pobre pois o pawn não é uma linguagem a ser levado à fora e a sério, para fazer um bom dinheiro.
Complicado né cara, pra quem tá começando, aconselho só aprender pra criar seu servidor mesmo, ou pra se divertir, esse negócio não dá futuro pra ninguém, não entendo porque tem gente querendo ainda monetizar com SA:MP. SA:MP sempre foi e sempre será apenas pra diversão, até sua programação é divertida.

Quote:
PHP, Ruby, Python, C++, Javascript, Java e outras linguagens bastantes populares atualmente
Cara dessas linguagens ai, qual você acha que tá dando mais mercado? Eu trabalhando com PHP consigo me virar bem, Javascript junto claro. Mas logo logo quero dar uma pegada mais forte em JS por causa das novas ferramentas de implementação server-side, acho até que futuramente node.js vai dominar o mercado como PHP e Java domina hoje.
Old 30/03/2016, 04:52 PM   #9
WLSF
High-roller

Quote:
Originally Posted by ipsBruno View Post
Sério, eu nunca vi uma linguagem tão desvalorizada pra trabalho, e ainda tem gente que tenta ganhar dinheiro com Pawn.
Você tá esperando demais de uma linguagem aonde de um lado os programadores tem 15 anos e do outro os clientes tem 10, tomando toddynho e querendo comprar script por 50 reais com resto da mesada.
WLSF is offline   Reply With Quote
Old 30/03/2016, 04:56 PM   #10
ipsBruno
Godfather

ipsBruno's Avatar

Default Respuesta: Re: Samp, e a escravidão de seus "scripters"

Quote:
Originally Posted by ipsNan View Post
Você tá esperando demais de uma linguagem aonde de um lado os programadores tem 15 anos e do outro os clientes tem 10, tomando toddynho e querendo comprar script por 50 reais com resto da mesada.
Que comentário, aeuuhauee. Verdade, só criei o tópico aqui pra esse pessoal ler mesmo, e saber que programação é um negócio sério, e que mesmo em jogo, deve-se respeitar o serviço da pessoa.
Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules