SA-MP Forums

Go Back   SA-MP Forums > Non-English > Languages > Português/Portuguese

Reply

Thread Tools Display Modes
Old 19/12/2019, 11:56 PM   #1
CALENZ021
Big Clucker

Question Processadores de comandos

Venho desde que o ano começou criando minha GameMode(Estou aprendendo),
sempre usei strcmp que não é um processador de comandos, é um comparador. Enfim não é esse ponto que eu quero chegar.
Comecei a minha pesquisa sobre tal titulo, E dois processadores chamaram minha atenção(zcmd e Pawn.CMD).
zcmd tem vários tópicos sobre, já o Pawn.CMD encontrei este:

https://forum.sa-mp.com/showthread.php?t=608474

Usuários que já utilizou ambos processadores poderiam me dizer qual é melhor?
Qual é o lado bom/ruim?
O Pawn.CMD é isso tudo mesmo?

Deixem suas opiniões, agradeço pela atenção.
Old 20/12/2019, 12:19 AM   #2
Malandrin
Huge Clucker

Malandrin's Avatar

Default Re: Processadores de comandos

Eu prefiro Pawn.CMD mas nem por isso o zcmd é ruim. Eu prefiro o Pawn.CMD pois ele tem algumas funções que o zcmd não tem como: Poder denominar mais facilmente outros nomes que farão que o comando seja ativado(Se você tem um comando chamado /mensagem poderá configurar pra ele ser chamado também pelo cmd /msg), poderá fazer verificações mais rapidamente etc..
Malandrin is offline   Reply With Quote
Old 20/12/2019, 02:04 AM   #3
SpikeCompiler
Huge Clucker

SpikeCompiler's Avatar

Pawn.CMD, tem algumas funcionalidades a mais e, é pouco mais rápido que o zcmd. Mas isso não torna o zcmd ruim.
SpikeCompiler is offline   Reply With Quote
Old 20/12/2019, 02:42 AM   #4
Mark009
Big Clucker

Mark009's Avatar

Utilizei o zcmd por muito tempo, não é ruim, pelo contrário, mas o Pawn.CMD trás algumas funções que facilitam bastante.
Mark009 is offline   Reply With Quote
Old 20/12/2019, 03:44 AM   #5
wearLy
Big Clucker

wearLy's Avatar

Use o Pawn.CMD, isso é deixar sua GameMode não tão otimizada, mais é aos poucos que se deixa bem limpa, zcmd está bem antigo e ultrapassado, mais não deixa de ser bom!

» [FilterScript] Sistema Anti-AFK

» Brasil Play Start - Fórum
» IP: 198.50.206.176:7777

"In the community since 2010"
wearLy is offline   Reply With Quote
Old 20/12/2019, 11:10 AM   #6
G4M30V3R
Big Clucker

G4M30V3R's Avatar

Como dito, Pawn.CMD é um pouco mais rápido e possui mais funcionalidades do que zcmd.
Mas como evito usar plugins e sei que não irei utilizar essas funcionalidades de Pawn.CMD, então mantenho no zcmd, pois estamos falando de sacrificar alguns ms e não s.
G4M30V3R is online now   Reply With Quote
Old 20/12/2019, 03:38 PM   #7
CALENZ021
Big Clucker

Entendi, tem alguns comandos que pretendo ter 2 acessos.
Quote:
Originally Posted by Malandrin View Post
Eu prefiro Pawn.CMD mas nem por isso o zcmd é ruim. Eu prefiro o Pawn.CMD pois ele tem algumas funções que o zcmd não tem como: Poder denominar mais facilmente outros nomes que farão que o comando seja ativado(Se você tem um comando chamado /mensagem poderá configurar pra ele ser chamado também pelo cmd /msg), poderá fazer verificações mais rapidamente etc..
Compreendo.
Quote:
Originally Posted by SpikeCompiler View Post
Pawn.CMD, tem algumas funcionalidades a mais e, é pouco mais rápido que o zcmd. Mas isso não torna o zcmd ruim.
Compreendo.
Quote:
Originally Posted by Mark009 View Post
Utilizei o zcmd por muito tempo, não é ruim, pelo contrário, mas o Pawn.CMD trás algumas funções que facilitam bastante.
Compreendo, é sempre bom manter atualizado etc.
Quote:
Originally Posted by wearLy View Post
Use o Pawn.CMD, isso é deixar sua GameMode não tão otimizada, mais é aos poucos que se deixa bem limpa, zcmd está bem antigo e ultrapassado, mais não deixa de ser bom!
Entendi, mas por que você evita usar plugins?
Quote:
Originally Posted by G4M30V3R View Post
Como dito, Pawn.CMD é um pouco mais rápido e possui mais funcionalidades do que zcmd.
Mas como evito usar plugins e sei que não irei utilizar essas funcionalidades de Pawn.CMD, então mantenho no zcmd, pois estamos falando de sacrificar alguns ms e não s.
Old 20/12/2019, 04:24 PM   #8
GSantana
Huge Clucker

GSantana's Avatar

ZCMD, apesar de ser meio antigo não deixa a desejar, quanto a otimização da suas gm isso vai mais do seu código do que do processador de comando
Old 20/12/2019, 08:17 PM   #9
RiqueP
Gangsta

RiqueP's Avatar

Eu particularmente prefiro usar Pawn.CMD. Além de ter mais desempenho, você tem os aliases e as flags que podem te fazer poupar muito código repetido. Claro que você não depende de algo assim, mas se tem e é bom, não tem pq não usar.

Sobre os plugins, você não precisa se preocupar; porém, tem plugins que requerem uma boa memória ram como o ColAndreas ou o MapAndreas. Existem também os plugins que estendem as funções do SAMP usando hacks de memória. Esses plugins precisam ser atualizados a cada versão do samp-server (inclusive os paths) com os novos endereços de memória.
Discord: RiqueP#1666
RiqueP is offline   Reply With Quote
Old 21/12/2019, 07:17 PM   #10
CALENZ021
Big Clucker

Respeito sua decisão e concordo com o fato do que o código é essencial para otimização.
Quote:
Originally Posted by GSantana View Post
ZCMD, apesar de ser meio antigo não deixa a desejar, quanto a otimização da suas gm isso vai mais do seu código do que do processador de comando
Vou pesquisar mas a respeito das aliases e as flags, quanto a os plugins ColAndreas e MapAndreas eu não uso e não sei pra que que server tal.
Quote:
Originally Posted by RiqueP View Post
Eu particularmente prefiro usar Pawn.CMD. Além de ter mais desempenho, você tem os aliases e as flags que podem te fazer poupar muito código repetido. Claro que você não depende de algo assim, mas se tem e é bom, não tem pq não usar.

Sobre os plugins, você não precisa se preocupar; porém, tem plugins que requerem uma boa memória ram como o ColAndreas ou o MapAndreas. Existem também os plugins que estendem as funções do SAMP usando hacks de memória. Esses plugins precisam ser atualizados a cada versão do samp-server (inclusive os paths) com os novos endereços de memória.
Mas uma questão... Vocês usam sscanf2 para os comandos com argumentos?

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules