SA-MP Forums

Go Back   SA-MP Forums > Non-English > Languages > Português/Portuguese > Lançamentos/Releases

Reply

Thread Tools Display Modes
Old 21/08/2017, 07:25 PM   #1
PeterLinkson
Big Clucker

PeterLinkson's Avatar

Default Lógica de programação

• Introdução
    Não é bem um tutorial, e sim pequenas explicações, sobre o determinado assunto, me perdoem se o assunto sair do objetivo. me corrijam se eu estiver errado.
  • Lógica de programação
    É a base de tudo, Como o próprio nome já diz, é um Raciocínio Lógico, desenvolvido conforme sua experiência na programação.

Entender a lógica é como aprender a ler, pois sem ler, você não consegue nem começar a resolver a questão.
    a lógica não é só útil em pawn, como também em todas as outras linguagens, sem ela acredite, você sempre dependerá dos outros.

Cada pessoa tem uma lógica diferente, um modo de pensar diferente, formas que talvez de no mesmo resultado e que funcione até melhor que a outra, isso é a lógica de programação,
    é você observar o mundo com olhos de programador, vendo os detalhes, que você nunca imaginou que aconteceria

vale lembrar que sem a lógica, nada faz sentido ( literalmente ), ela é desenvolvida com o passar do tempo, com experiencia e estudo.
    O inicio é complicado, porem estudando e praticando, tudo vai ficando mais claro.
  • Algoritmo
    É Uma sequencia de instruções passo-a-passo que descrevem completamente oque fazer, para realizar uma determinada tarefa.

(você fala EXATAMENTE oque fazer, e ele simplesmente executa.)

Você pensa que não, mas o algoritmo está frequentemente presente em nossas vidas,
    em tudo que fazemos, seja até ir beber água, ou ir para a escola, irei montar um exemplo em portugol

Code:
    inicio

(lembrar se está faltando algo)
        se está
            responder: ahh lembrei
            voltar para buscar..
        se não
            fechar a porta
            trancar
            descer a escada
            andar reto até o portão

(meu cachorro me olha estranho)
            se me morder
                responder: aiii
                sentir dor
                voltar para dentro de casa...
            se não
                fazer carinho no meu cachorro
                responder carinhosamente: seu fofinho e.e

(procurar minha chave no bolso)
                se está
                    responder: ainda bem :)
                    abrir portão
                    continue....
                se não
                    voltar para dentro de casa....
    fim
    Viu como eu fiz o passo a passo ? cheio de opções, que poderia dar certo ou errado e sendo claros

Qual era o objetivo do exemplo?
    - sair de casa, porem poderia ser feito com outras lógicas, já que nem todas as casas tem escadas, ou animais.

- a nossa vida gira em torno disto, tudo tem uma lógica, se você não presta atenção na aula e nem estuda, o resultado será uma nota baixa.

Code:
    Desabafo
    Eu gosto de pensar que a maquina, é como um filho/filha, ela tem capacidades de fazer qualquer coisa
    até contas matemáticas, em menos de 1 segundo, porem ela tem que ser ensinada, ela tem que ser guiada

oque parece óbvio pra gente, para a maquina é como um erro sem solução.
    é ai que a linguagem de programação entra, te dando a possibilidade de se comunicar com a maquina, e educa-la.
  • Linguagem de programação
    Pode ser considerada como um idioma, tipo Russo, Espanhol e etc.., a diferença é que o publico alvo é o computador.

o computador fala em binário, e eu falo português, como iremos se comunicar?
    - usando uma linguagem de programação, ela funciona como um interprete, você fala pra ela, ai ela traduz para a maquina, e ca entre nós, muito mais fácil.

Por hoje é só, espero ter ajudado pessoas com duvidas sobre isso, se quiser perguntar, questionar, só comentar ai em baixo, abraços.

Last edited by PeterLinkson; 08/09/2017 at 08:45 PM.
PeterLinkson is offline   Reply With Quote
Old 21/08/2017, 08:18 PM   #2
IlanZ
High-roller

Default Re: Lógica de programação

Muito bom o tutorial, servirá pra muitos.

(Mim lembrei do algoritmo de andar pelas ruas do rj e.e)
IlanZ is offline   Reply With Quote
Old 21/08/2017, 10:38 PM   #3
C4rtm4n
Gangsta

C4rtm4n's Avatar

Com essas fonte ai nem da vontade de ler.

C4rtm4n is offline   Reply With Quote
Old 21/08/2017, 10:58 PM   #4
IlanZ
High-roller

Quote:
Originally Posted by C4rtm4n View Post
Com essas fonte ai nem da vontade de ler.
Se você realmente quiser aprender, de qualquer forma vai ler. Não vejo o que essa fonte tem de tão ruim...
IlanZ is offline   Reply With Quote
Old 21/08/2017, 11:04 PM   #5
C4rtm4n
Gangsta

C4rtm4n's Avatar

Quote:
Originally Posted by IlanZ View Post
Se você realmente quiser aprender, de qualquer forma vai ler. Não vejo o que essa fonte tem de tão ruim...
Eu tenho problema de visáo e essa fonte é ruim para min ler....

Old 22/08/2017, 10:39 AM   #6
C4rtm4n
Gangsta

C4rtm4n's Avatar

Quote:
Originally Posted by ScripitrFaunu View Post
Na minha opinião esse tutorial esta meio MERDA , ja vi varios tuto como esse que da 10x0 nesse teu. éisto

oi KinG vc voltou?
O Tutorial dele não é uma merda cara você que não entende lógica leia novamente é que você já esta acostumado a ficar pedindo ajuda a qualquer errinho que da,entenda se você for fazer algo você precisa entender a lógica antes e esse tutorial ajuda

Só a fonte que é ruim mas da pra ler rs.

Old 22/08/2017, 04:06 PM   #7
WLSF
High-roller

Talvez você esteja no fórum errado...

E quanto mais abstrato o conhecimento menos aplicável ele é, porque vai depender muito da interpretação de cada um, então acho que esse seu tópico não vai acrescentar tanto assim na vida de quem pretende construir seu próprio servidor...

Se você pudesse fazer tutoriais que expliquem particularidades do pawn, ou então que mostre isso que você citou na prática usando pawn, seria mais útil.
WLSF is offline   Reply With Quote
Old 22/08/2017, 04:19 PM   #8
ScripitrFaunu
Big Clucker

ScripitrFaunu's Avatar

Quote:
Originally Posted by C4rtm4n View Post
O Tutorial dele não é uma merda cara você que não entende lógica leia novamente é que você já esta acostumado a ficar pedindo ajuda a qualquer errinho que da,entenda se você for fazer algo você precisa entender a lógica antes e esse tutorial ajuda

Só a fonte que é ruim mas da pra ler rs.
ScripitrFaunu is offline   Reply With Quote
Old 22/08/2017, 06:33 PM   #9
Kamper
Guest

Quote:
Originally Posted by zLink View Post
Me admiro muito em ouvir isso de você, achar que a parte teórica, A base da programação, não vai ajudar quase ninguém a criar um servidor. Realmente, ela não vai ajudar, é por isso que vimos Gamemodes tão mal otimizadas por ae, como a Dten, que o programador só pensou em fazer funcionar, e não como melhorar e evitar possíveis bugs.

é por isso que muitos "programadores" não evoluem, eles acham que é perda de tempo estudar programação
que é mas útil gastar o tempo criando, com o conhecimento que já tem.
Você deveria aprender a ouvir uma crítica construtiva.

Reforçando, o que você ensinou é abstrato demais ao ponto de não ser possível fazer ligação lógica entre a estrutura de como um gamemode é programado ao que você disse.

Ainda, rebatendo seu argumento de "por isso existem muitos gamemodes não optimizados". A sua lógica não tem absolutamente NADA A VER com optimização. Ela apenas apresenta passos totalmente abstratos. Apenas isso.

O GMs da internet não pecam na lógica. A lógica deles é funcional. Eles pegam, em sua grande maioria, no conceito de DRY (https://en.wikipedia.org/wiki/Don%27t_repeat_yourself), o que não tem nada a ver com sua pseudo-lógica.

Você está superestimando seu "passo-a-passo", que na minha opinião não chega ser um tutorial.

Como falei acima, aprende a ouvir críticas construtivas. Quer vocÊ queira ou não o seu exemplo é ruim e você aparentou não ter noção do que estar falando. Não é agradável recceber críticas mas melhor em cima delas.
  Reply With Quote
Old 22/08/2017, 07:18 PM   #10
Kamper
Guest

Quote:
Originally Posted by zLink View Post
Não inventaram uma tag chamada [explicação]
a verdade é que eu odeio criticas, pensa que não, mas da trabalho, eu estudei sobre o assunto
eu não nasci ontem, eu também não tenho seus 20 anos de programação,
e mesmo se tive-se, não seria perfeito, apenas compartilhei um pouco de conhecimento.

se está errado, crie um tópico sobre o assunto ai do jeito que você acha certo, e ponto final.
O jeito que você trata as críticas demonstra sua maturidade. Você precisa ainda adquirir maturidade para saber lidar com críticas. Dizer que odeia críticas é o mesmo que dizer: "Odeio quem não concorda com o que eu penso/faço e odeio quem diz que eu não estou certo"

Independente se dá trabalho ou não isso não torna algo bom. É o que te falei da maturidade ali em cima, achar que deve receber elogios só porque deu trabalho ou so porque estudou não faz sentido. Quando você cria algo em um local público você está sujeito a críticas e vai sim receber elas. As críticas e oposições de pensamentos são ferramentas para evolução.

E para finalizar, não é assim que as coisas funcionam: "se está errado cria um tópico com o certo" é o mesmo que dizer "se não gostou faz melhor". So demonstra falta de maturidade novamente. O seu conteúdo vai continuar estando errado eu criando um tópico ou não.

Mais uma vez, acredito que você é bem novo e ainda falta bastante em termos de maturidade intelectual não só de conhecimento mas de como lidar com exposição a pensamento.

Esse é meu último post no seu tópico. Só respondi para deixar meu ponto de vista claro.
  Reply With Quote
Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules