SA-MP Forums

Go Back   SA-MP Forums > Non-English > Languages > Português/Portuguese

Reply

Thread Tools Display Modes
Old 28/04/2017, 04:20 AM   #31
RodrigoMSR
High-roller

RodrigoMSR's Avatar

Default Re: Como você aprendeu a programar?

Comecei a se interessar pela programação inicialmente no SA-MP no final de 2014 sem saber absolutamente nada, editando um gamemode mata-mata/ZNS que era o mesmo que servidor onde eu era administrador usava.

O servidor faliu e fechou mas voltou em 02/2015, daí firmei uma parceria com o dono e comecei a editar alguns sistemas do fórum para colocar online, foi um sucesso naquela época já que quase nenhum servidor do mesmo estilo possuia aquilo.

Com toda aquela demanda de jogadores, comecei a mergulhar em pawn, reproduzir sistemas inteiros de forma mais otimizada para só depois poder criar algo próprio.

Em 06/2015 comecei o meu primeiro gamemode do 0, usando DOF2, zCMD e sscanf (que era bem prático e avançado comparado com o antigo udb, dcmd/strcmp e strtok), que foi ao ar em 02/2016 e está online até hoje, nele aprendi a real diferença entre teoria e prática.

Em 06/2016 aprendi MySQL no pawn, no final do mesmo ano comecei a aprender programação web com o objetivo inicial de integrar sites ao servidor, e consegui.

Todos os erros e problemas sempre encontrei solução no fórum, mas claro tive ajuda de meu parceiro e algumas outras pessoas no início.

Hoje em dia o SA-MP não tem mais a mesma graça no Brasil sem a lista grátis, mas ainda sim é um grande aprendizado que pode abrir caminho para outras linguagens.

RodrigoMSR is offline   Reply With Quote
Old 29/04/2017, 04:07 PM   #32
JhefTFJ
Big Clucker

JhefTFJ's Avatar

Bom meu inicio foi bem chato sempre quis largar tudo e achava uma grande porcaria tudo oque estava fazendo más hoje ainda continuo sendo um aprendiz de muitos por ae, Eu mexia GameMode de Facção ( Gangs Brasil, ou GTA Facções RJ ), ae com um tempo do nada conheci o Relaxed, Juntos compartilhamos grandes conquista com uma GameMode praticamente da net porque quase todos tinha kkkk, hoje continuo sendo iniciante más com alguns conhecimentos graças a alguns do forum-samp que mim ajudou muito, e também a Wiki-Samp... Então vou indo conquistando meu sonho em busca de um dia ser algo...Apesar que já tenho 18 anos e já era pra mim ta fazendo algo na vida tipo trabalhando e não mexendo más com GameModes, más fazer oque se eu gosto/amo muito disso ! <3 *-*
JhefTFJ is offline   Reply With Quote
Old 29/04/2017, 04:59 PM   #33
Relaxed
Huge Clucker

Relaxed's Avatar

Quote:
Originally Posted by JhefTFJ View Post
Bom meu inicio foi bem chato sempre quis largar tudo e achava uma grande porcaria tudo oque estava fazendo más hoje ainda continuo sendo um aprendiz de muitos por ae, Eu mexia GameMode de Facção ( Gangs Brasil, ou GTA Facções RJ ), ae com um tempo do nada conheci o Relaxed, Juntos compartilhamos grandes conquista com uma GameMode praticamente da net porque quase todos tinha kkkk, hoje continuo sendo iniciante más com alguns conhecimentos graças a alguns do forum-samp que mim ajudou muito, e também a Wiki-Samp... Então vou indo conquistando meu sonho em busca de um dia ser algo...Apesar que já tenho 18 anos e já era pra mim ta fazendo algo na vida tipo trabalhando e não mexendo más com GameModes, más fazer oque se eu gosto/amo muito disso ! <3 *-*
Então você se escondia nessa conta Pilate. *-* bom sabe.
Relaxed is offline   Reply With Quote
Old 29/04/2017, 05:07 PM   #34
JhefTFJ
Big Clucker

JhefTFJ's Avatar

Quote:
Originally Posted by Relaxed View Post
Então você se escondia nessa conta Pilate. *-* bom sabe.
Infelizmente sim kkk. -*
JhefTFJ is offline   Reply With Quote
Old 29/04/2017, 05:34 PM   #35
Artista
Gangsta

Artista's Avatar

Me interessei pela programação quando criança e por acidente, digitando "001" no ****** me deparei com o engine 001, li um pouco sobre o que se tratava e descobri que era um programa que criava jogos. Achei aquilo fantástico e comecei a me "especializar" no negócio, também comecei a ler apostilas sobre programação em C e Java, mas achava tão tedioso que não quis dar muita continuidade a esses assuntos, pra mim o engine 001 já era o bastante.

Depois eu descobri o SA-MP e jogando com um amigo meu, acabei decidindo criar o meu próprio servidor, já que lá nós é que mandaríamos na parada e não iriamos mais nos preocupar com hacks. Então nós começamos a editar um GM de mata-mata, eu fazia e editava códigos e ele criava mapas. Não senti muita dificuldade em aprender pawn pois eu já tinha a "lógica dentro de mim", adquirida através dos anos que fiquei no engine 001.

O servidor ficou pronto depois de muito tempo e dor de cabeça, mas foi um fracasso total... Depois decidi criar novos GM's do 0, mas nada foi pra frente, pois o tempo não contribuía, nessa época também tava focado em estudar C++. E bem, hoje curso Licenciatura em Computação e acredito que o que me fez aprender a programar foi o 001 e o SA-MP. Sem o 001 eu não aprenderia a lógica de programação e sem o SA-MP eu não me interessaria em programar.
Artista is offline   Reply With Quote
Old 29/04/2017, 05:39 PM   #36
Adiiti
Big Clucker

Adiiti's Avatar

Quote:
Originally Posted by Artista View Post
Me interessei pela programação quando criança e por acidente, digitando "001" no ****** me deparei com o engine 001, li um pouco sobre o que se tratava e descobri que era um programa que criava jogos. Achei aquilo fantástico e comecei a me "especializar" no negócio, também comecei a ler apostilas sobre programação em C e Java, mas achava tão tedioso que não quis dar muita continuidade a esses assuntos, pra mim o engine 001 já era o bastante.

Depois eu descobri o SA-MP e jogando com um amigo meu, acabei decidindo criar o meu próprio servidor, já que lá nós é que mandaríamos na parada e não iriamos mais nos preocupar com hacks. Então nós começamos a editar um GM de mata-mata, eu fazia e editava códigos e ele criava mapas. Não senti muita dificuldade em aprender pawn pois eu já tinha a "lógica dentro de mim", adquirida através dos anos que fiquei no engine 001.

O servidor ficou pronto depois de muito tempo e dor de cabeça, mas foi um fracasso total... Depois decidi criar novos GM's do 0, mas nada foi pra frente, pois o tempo não contribuía, nessa época também tava focado em estudar C++. E bem, hoje curso Licenciatura em Computação e acredito que o que me fez aprender a programar foi o 001 e o SA-MP. Sem o 001 eu não aprenderia a lógica de programação e sem o SA-MP eu não me interessaria em programar.
Man ao tempo. Saudades tuas nub <3 Nunca mais veio ao fórum

Developing Paraíso Brasileiro RPG
Developing Nova Vida Social RPG

Discord: André Freitas#5343
Adiiti is offline   Reply With Quote
Old 29/04/2017, 05:42 PM   #37
Bruno13
High-roller

Bruno13's Avatar

Como eu aprendi a programar é uma das únicas coisas mais difíceis de descrever, porque não foi só um processo.

O conhecimento é um processo contínuo, sempre se está aprendendo. Mas fugindo disso, acho que é mais fácil contar o que me deu o impulsionamento para correr atrás do conhecimento.

Em algum período de 2013(ai pelo 2º semestre), entrei em um projeto chamado Brasil Play Start, que tinha uma equipe administrativa muito bem organizada, apesar de se tratar de um GF.
Nesse tempo, eu já tinha algum conhecimento em Pawn, mas muito raso. Era aquele famoso conhecimento que se aprende editando GF, não serve pra bosta nenhuma. E, durante esse projeto, quando entrei, mesmo sem saber nada - igual como ir pra guerra sem armamento - mantive uma boa gestão como administrador. Porém, chegou a um ponto em que o cabeça chefe da equipe, CH(ele não tinha outro nome), o qual nunca mais vi na vida, queria me manter na equipe mas queria também que eu produzisse como scripter para o projeto. E foi ai que surgiu, então, um fodendo sistema de Vip que eles precisavam, com expiração automática e funções impossíveis e até que assustadoras pra mim naquela época.
A diferença, é que o CH realmente queria que eu aprendesse, ele tava ciente de que meus conhecimentos eram limitados ao ctrl+c/ctrl+v, mas ele botou um voto de confiança em mim e me pilhou para me puxar. Foi então que comecei a tentar entender mais como funcionavam matrizes, loops e etc.

Como um bebê ainda engatinhando, consegui desenvolver o sistema por inteiro, se haviam bugs, nem faço ideia, sei que com rasos conhecimentos um pouco expandidos e ctrl+c/ctrl+v de funcionamentos semelhantes do próprio GM, consegui finalizar o sistema de Vip. Contudo, logo enquanto estava terminando, o projeto começou a dar uma decaída, até que o mesmo fechou e nunca mais tive contato com a equipe administrativa dele. Tenho esse Gamemode guardado comigo até hoje.

Quando se fecharam as portas desse servidor, foi o momento em que decidi criar meu próprio Gamemode, e estudar a fundo a linguagem Pawn. Minhas ferramentas iniciais foram Wiki, tutoriais, e sempre pesquisar sobre os erros que apareciam, ou dúvidas. E jamais, somente em ultimas instâncias, criar tópicos de ajuda.

Por fim, devo o despertar da minha vontade de aprender a CH, alguém que nunca soube o verdadeiro nome, só mantive contatos via skype, nunca mais o vi, mas que tenho muito à agradecer.
> Site: www.bruno13.tk
Bruno13 is offline   Reply With Quote
Old 29/04/2017, 08:06 PM   #38
BobbMarley
Banned

Aprendi a programar com vontade de ter um servidor samp.
BobbMarley is offline   Reply With Quote
Old 29/04/2017, 09:28 PM   #39
KinG7
Guest

Quote:
Originally Posted by Bruno13 View Post
....
Nesse tempo, eu já tinha algum conhecimento em Pawn, mas muito raso. Era aquele famoso conhecimento que se aprende editando GF, não serve pra bosta nenhuma....
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Boa,
foi igual eu editar o World Evolution, porem ali eu aprendi a Editar o SendClientMessage
primeira função, mais dificil, pior ainda era lembrar os parametros, até hj eu esqueço de por a cor ;-;
  Reply With Quote
Old 30/04/2017, 01:02 AM   #40
D3sconn3ct
Huge Clucker

D3sconn3ct's Avatar

dando o cu

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules