SA-MP Forums

Go Back   SA-MP Forums > Non-English > Languages > Português/Portuguese

Reply

Thread Tools Display Modes
Old 03/12/2019, 08:45 PM   #1
GasparzinhoXD
Big Clucker

Default Algumas dúvidas sobre DOF2

Bom, eu sei que DOF2 não é indicado para salvamento muito grande, como por exemplo as contas do jogadores. Mas acredito que muita gente, assim como eu, usa o DOF2 por ser mais fácil de manipular. Apesar que eu pretendo migrar meu salvamento de DOF2 para MySQL, ainda continuo o mesmo, então me bateu algumas dúvidas...

Vamos supor que você tem slá... 50/100 mil contas registradas no seu servidor, pelo fato do DOF2 ser um pouco lento, é possível que quando você for pesquisar se o arquivo existe (Atrás de um comando In-Game) ele retorne que o arquivo não existe? Por que já aconteceu isso comigo e eu tive que digitar mais algumas vezes o comando até ele encontrar o arquivo. (Mesmo o código estando certinho).

Minha outra dúvida é em questão de salvamento/carregamento. Pode acontecer também de alguns dados se perderem no salvamento/carregando dos mesmos? Pois já aconteceu de dados como: (Dinheiro e Level) ficarem 0, mesmo o sistema de salvar/carregar estando certinho.

Falem aí o que vocês acham, se já aconteceu algo parecido com vocês também.
GasparzinhoXD is offline   Reply With Quote
Old 03/12/2019, 10:22 PM   #2
Whoo
Little Clucker

Whoo's Avatar

Default Re: Algumas dúvidas sobre DOF2

O correto é carregar todos os arquivos salvos ao abrir o gm e depois ir só atualizando, ficar acessando toda hora o arquivo não é muito prático, a questão de não salvar alguns dados o correto é criar um timer para salvar os arquivos de X em X para que não dependa só de quando o usuario se desconectar evitando dor de cabeça caso houver algum problema com o host ou gm.

SQlite é uma ótima opção, não vejo necessidade de utilizar MySQL caso não houver uma interação com website ou algo relacionado.
Old 03/12/2019, 10:36 PM   #3
GasparzinhoXD
Big Clucker

Eu possuo um timer que salva a cada 1 minuto. Nunca mexi com SQLite mas acho que seria melhor MySQL, para caso eu faça uma interação com WebSite já ficar no jeito. O estranho é isso ai do DOF2 que as vezes acontece.
GasparzinhoXD is offline   Reply With Quote
Old 04/12/2019, 12:21 PM   #4
RiqueP
Gangsta

RiqueP's Avatar

1º Duvida: Eu, particularmente nunca vi um problema assim, mesmo antigamente onde todos os servidores praticamente usavam o dini antigo. Aliás, naquele tempo o samp era até mais populoso.

2º Duvida: Se no seu sistema, você colocou o save de contas só em OnPlayerDisconnect; você eventualmente terá perda de dados. Isso pq a casos em que o OnPlayerDisconnect não é chamado; por exemplo, quando você desliga o servidor. Um outro fator pode ser a forma como seu sistema é feito; eu vejo muita gente aqui no fórum usando o DOF_GetInt, DOF2_GetString... diversas vezes. O ideal é que quando o jogador se conect, você carregue tudo em uma variável(enum).

Sobre o uso do SQLite e do MySQL; ambos os dados você tem mais segurança, controle e integridade dos dados do que usando sistemas ini. Mas vale lembrar que o MySQL, mesmo te dando a possibilidade de integrar UCP, Fórum... ao servidor; seu cuidado é muito maior e muito técnico. Consultas mal formadas, hospedagem do banco de dados com pouco desempenho, má criação das tabelas, etc. Você terá que ter cuidado com tudo isso.
RiqueP is offline   Reply With Quote
Old 05/12/2019, 02:23 PM   #5
G4M30V3R
Big Clucker

G4M30V3R's Avatar

Considerando um número tão exagerado de usuários, eu consideraria utilizar banco de dados sempre!
Comece com SQLite e, caso o projeto cresça, basta converter as nativas para MySQL, pois uma conversão de arquivos de texto para DB exige muita atenção e tempo.

Sobre o "bug", provavelmente foi algum desleixo por parte do programador, pois eu também nunca vi nada disso!

@OFF

Esse negócio de "mais fácil manipular" é tão old pros dias atuais.
Não se trata de ser mais fácil, se trata de popularidade.

Um exemplo prático pra esclarecer essa desculpa do que é ou não mais fácil:
O que é DOF2 e o que ele faz?
É um include que, através de funções, otimiza o uso das nativas que gerenciam arquivos.

O que é Easy SQLite/MySQL?
É um include que, através de funções, otimiza o uso das nativas que gerenciam o banco de dados através de nomenclaturas diferentes (óbvio) e parâmetros adicionais.

É tudo uma questão de adaptação.
G4M30V3R is offline   Reply With Quote
Old 05/12/2019, 03:15 PM   #6
ipsLuan
High-roller

ipsLuan's Avatar

Se usar o SQLite nativo do SA-MP (sem usar includes), fica mais fácil quando você for trabalhar com MySQL.
172.106.11.138:7777
ipsLuan is online now   Reply With Quote
Old 06/12/2019, 05:27 PM   #7
rjjj
Huge Clucker

rjjj's Avatar

Não acho que esses problemas sejam do próprio sistema de arquivos do SA-MP, que é praticamente o da linguagem C. Pode ser algo no seu código ou na include DOF2 (sempre usei Dini e nunca tive problemas).

Para mexer com banco de dados, o indivíduo tem que estudar. Caso contrário produzirá travamentos e corrompimentos em geral durante o jogo. É preferível, por isso, usar bases prontas e já consolidadas se for aplicar MySQL, por exemplo .

Espero ter ajudado .

rjjj is offline   Reply With Quote
Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules